o que faço

Animismo Ibérico

Um trabalho de prática viva do animismo pagão celtibérico e lusitano.

Animismo Ibérico

Natureza Selvagem & Primordial

O Animismo pagão celtibérico e lusitano é parte integrante da minha vida desde sempre. Permeou a minha educação, às mãos das mulheres mais velhas da família e do seu saber, que vejo hoje como património imaterial de tradições que nos são chão e oferecem pertinência. Tanto no que nos faz sentido acolher inteiramente, como recriar e ressignificar.

Em 1999 iniciei um caminho sem retorno na investigação do culto animista bio-regional celtibérico das Senhoras enquanto forças imanentes de territórios vivos ancestrais e do saber de um povo cuja memória foi ocultada mas ainda pulsa.

Entendo a Natureza Selvagem e primordial como viva, consciente e sagrada em todas as suas expressões e as Senhoras e Senhores eco-mitológicos como traduções da sua potência e relação através do tempo, até nós.

A Minha Abordagem

Um resgate da relação com as identidades vivas da Natureza

O trabalho animista que proponho é ao mesmo tempo um resgate e uma recriação, não é baseado em arquétipos ou histórias romantizadas, mas em identidades vivas que se expressam enquanto forças visíveis e invisíveis da Natureza. Não pretende reproduzir um tempo alheio ao presente mas honrar a sabedoria tantas vezes subvertida de práticas espirituais extremamente ricas, complexas, subjectivas, diversas e não hierárquicas, absolutamente necessárias no presente.

Animismo Ibérico

Prática, Mistério e Memória

Procuramos sentar-nos com as perguntas sem resposta, cuidar o mistério, aprender com tempo a deseducar a visão de uma relação de consumo e de salvação com a natureza, as relações e a própria vida. Praticando a responsabilidade radical, a relação em reciprocidade e reverência, a Paz, a esperança activa, a força, o foco e a fé com todas as partes de nós, das nossas vidas e da Natureza.

Entrelaçando aspectos históricos relevantes de uma cultura Ibérica nativa mas também mesclada e sincrética ao longo do tempo. Cruzando igualmente práticas filosóficas, eco-mito-poéticas, psico-mágicas e medicinais, bem como a celebração de cerimónias e ritual pagão. Em profunda conexão aos cultos das águas, pedras, fogo, plantas e animais, bem como à ciclicidade do corpo, da vida e do tempo. O animismo pagão vive de histórias vivas, cujo saber oral nos atravessa e transforma além da intenção pessoal, com uma dimensão espiritual, terapêutica e comunitária palpável e profunda.

Animismo Ibérico

Jornadas a Decorrer

Durante o ano há vários grupos de estudo e encontros de práticas a decorrer, bem como imersões no Bosque sagrado e peregrinações a locais de cultos arcaicos.

Porque o animismo pagão é uma linguagem não somente actual, como intemporal. Profundamente ligada às forças da psique, do corpo, da Terra viva, da ancestralidade.

Jornadas a decorrer:

  • Estudos pagãos sazonais: 8 jornadas intensivas ao longo da roda do ano dedicadas ao culto das senhoras;

  • Coração nas mãos: caminhadas e círculos de práticas animistas pagãs tradicionais;

  • Ciclos de estudos intensivos temáticos animistas pagãos;

  • Filhas das Ervas: animismo e Herbalismo no culto das Senhoras e Senhores celtas e Lusitanos.

Inscreve-te na newsletter e consulta a agenda para saber mais.

Animismo Ibérico

Relação Ritual

Outra dimensão deste trabalho é a cerimonial, porque o animismo pagão é prática. Através da escuta profunda e da presença sensível, é criada relação ritual.

Organizo cerimónias em pequenos grupos e também de forma individualizada, para quem sente ser importante trazer a dimensão da sabedoria da nossa ancestralidade aos marcos temporais da sua vida.

Como cerimonialista pagã, acompanho:

☉ Círculos
  • Sauna medicinal
  • Oferenda e canção-oração na Natureza
  • Cerimónias de Fogo
  • Cerimónias de Águas
Por Pedido
  • Cerimónias de nascimento
  • Matrimónios
  • Renovação de votos
  • Fim de vida
  • Fechamento de parto
  • Luto materno e paterno
  • Fases de transição
  • Dedicação de votos pagãos